Publicidade

Top Cultura: Mais Belos Palácios Brasileiros

Quando falamos em palácios, logo nos vem a mente castelos ingleses, espanhóis, alemães, épicas construções de uma época medieval há muito vivida. Mas e no Brasil? Existem palácios? Aonde eles estão? Quando e por que foram construídos?  É o que veremos agora, no nosso Top Tudo Rankings.


Harrenhall



PALÁCIO DE PARANAGUÁ (1907 - ILHÉUS/BA)

O Palácio do Paranaguá está localizado na cidade de Ilhéus, na Bahia. Foi construído em 1907, no mesmo local onde existiam ruínas de um colégio jesuíta. O nome Palácio Paranaguá, é uma homenagem ao presidente da província da Bahia da época do Brasil-império - Marquês de Paranaguá: João Lustosa da Cunha Paranaguá - que elevou a Vila de São Jorge dos Ilhéus à categoria de cidade, no ano de 1881, através de lei provincial.
O palácio é um dos símbolos da opulência que existiu na região, durante a saga do cacau. Em estilo neoclássico, é uma das mais belas construções do interior do estado. Abriga a prefeitura de Ilhéus.























PALÁCIO RIO BRANCO (SÉC XIV - SALVADOR/BA)

O Palácio Rio Branco é a antiga sede do governo da Bahia, e um dos mais antigos palácios do Brasil. Está situado em Salvador, na PraçaTomé de Sousa, onde também se encontram a Prefeitura da cidade, a câmara municipal e o Elevador Lacerda.
O palácio começou a ser construído pelo primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Sousa, em meados do século XVI, para ser o centro da administração portuguesa. No início era de taipa de pilão, recebendo posteriormente pequenas ampliações. Teve várias funções, como quartel e prisão. Abrigou Dom Pedro II, quando este veio em visita a Bahia em 1859. No fim do século XIX, ainda ostentava a velha fachada colonial portuguesa, símbolo de decadência na nascente República. Recebeu então uma profunda reforma, ficando pronto em 1900, na gestão do governador da Bahia, Luís Viana. Passava então a exibir um nobre e imponente estilo neoclássico, bem ao gosto francês.
Em 10 de janeiro de 1912, o palácio foi um dos pontos atingidos pelo bombardeio efetuado na cidade do Salvador, a mando do Presidente daRepública Hermes da Fonseca. O prédio ficou praticamente em ruínas. Entre as várias perdas, a mais dolorosa foi a destruíção do rico acervo de livros raros que ficava na parte térrea. Depois daí, começou a reconstrução, sendo reinaugurado pelo governador Antônio Ferrão Moniz de Aragão, em 1919. O palácio reerguido recebeu o nome de "Rio Branco", em homenagem a um dos maiores estadistas brasileiros, o Barão do Rio Branco. Em 1984 foi feita uma restauração completa no prédio, devido ao péssimo estado de conservação em que se encontrava. Hoje abriga aFundação Pedro Calmon, a Fundação Cultural do Estado da Bahia e o "Memorial dos Governadores".



















PALÁCIO DA JUSTIÇA (1930 - RECIFE/PE)


O Palácio da Justiça é uma edificação da cidade do Recife, Pernambuco, Brasil.
Encontra-se na Praça da República, na Ilha de Antônio Vaz, bairro de Santo Antônio, próximo de outros monumentos recifenses: Teatro de Santa Isabel e Palácio do Campo das Princesas.
Sede do Poder Judiciário pernambucano, abriga o Tribunal de Justiça de Pernambuco.

















PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS (1841 PE)
Palácio do Campo das Princesas é a sede administrativa do estado de Pernambuco. Idealizado desde 1786 pelo governador José César de Meneses, foi construído em 1841 pelo engenheiro Morais Âncora, a mando do governador Francisco do Rego Barros, no local onde ficava o Erário Régio.
Localiza-se no bairro de Santo Antônio (Ilha de Antônio Vaz), na Praça da República, próximo ao Teatro de Santa Isabel e ao Palácio da Justiça.
À sua frente está plantado um baobá secular, que possivelmente serviu de inspiração a Saint Exupéry, quando de sua passagem pelo Recife, antes de escrever O pequeno príncipe.